Criar uma Loja Virtual Grátis
 Cajari Acquaplay
nation2.com

comunidades.net

Baixada Ocidental Maranhense

<p> 

 

 

A Baixada Maranhense estende-se por 20 mil quilômetros quadrados, nos baixos cursos dos rios Mearim e Pindaré, e médios e baixos cursos dos rios Pericumã e Aurá, reunindo um dos mais belos conjuntos de lagos e lagoas naturais do Brasil. Apesar de ter sido transformada em Área de Proteção Ambiental pelo governo do Estado, em 1991, os desmatamentos e queimadas – para implantação de barragens e projetos de irrigação nas margens dos rios e criação extensiva de búfalos nos vales desses rios afetam seriamente o equilíbrio ambiental.

 

A Baixada ainda abriga o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste, onde se destacam os lagos Açú, Verde, Formoso, Carnaúba e Jatobá; extensos manguezais , babaçuais, campos inundados e matas de galeria, uma rica fauna e flora, com destaque para aves aquáticas e animais ameaçados de extinção como o peixe-boi marinho. O complexo de lagos da Baixada Maranhense constitui uma região ecológica de distinta importância no Estado e no Nordeste, não só como potencial hídrico, mas pelo papel sócio-econômico que representa para toda a população ribeirinha. No verão, somente no Lago Açú, são pescados até 15 toneladas de peixes por dia e no Lago de Viana a produção anual chega a 1000 toneladas. O Laboratório de Hidrobiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciaram estudos sobre a ecologia dos ecossistemas característicos da Baixada. O principal objetivo é produzir embasamento científico sobre a sustentabilidade das espécies, visando oferecer uma orientação segura para o planejamento do desenvolvimento regional.

 

APAs Área total (ha) Decreto de Criação Subordinação Municípios

APA da Baixada Maranhense

1.775.035,9

11.900
de 11.06.1991
reed. 05.10.91

GAMA

Anajatuba, Arari, Bequimão, Cajapió, Cajari, Lago Verde, Matinha,

Mirinzal, Monção, Olho d’Água das Cunhãs, Palmeirandia, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Mateus, São Vicente Ferrer, Viana, Vitória do Mearim e Ilha dos Caranguejos.

 Fonte: Ilha do Cajú.